![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpPVduPlMy7wMrr-jB3AFvz-cBjz3Imq701264F-kke9axjuwK1mNNZORcu1PDVxdFomQlWdCcBCJ5NZnY99m6M53cxNsYt4kzrVRXR1TxplfrfjEYcBr1I7FnFXn1X3IDgbLKs7hfbac/s400/Bushido001.gif)
Velha revista “Bushido” número 20/21 de Agosto/Setembro de 1990, com o preço de capa de 500$00, veja bem uma fortuna para aqueles tempos.
A capa nada me dizia apenas um grande plano do Grão-mestre do Karate Wado-Kai Sensei Suzuki, numa das suas passagens por Portugal. Depois de passar umas páginas fiquei fascinado com o conteúdo da revista.
Lembro naquela altura dizermos que a revista não era nada de especial. Mas vendo bem estava ali um grande esforço em divulgar as Artes Marciais e não havendo outra, pareceu que depois destes anos estava mesmo a altura daqueles tempos.
Não sei quantos de vocês se lembram desta aventura? Daquilo que me lembro é pouco mas ai vai;
Eu cá mais o pessoal da SFRAA, combinamos nós encontrar na Filarmónica e depois fomos a pé até a velhinha estação da Amadora onde juntamente com pessoal da escola do Babilónia fomos de comboio até Lisboa, e depois apanhamos autocarro para Camarate. Meu Deus!!, eu nunca tinha estado tão longe da Amadora. Lembro-me que nesta viagem o Luís Martins nós acompanhou até Camarate.
Classificações do Campeonato de Kung-Fu
Engraçado na página da revista faz alusão a nossa prova, veja bem o marketing da altura a trabalhar e os outros que se cuidem:
“Realizou-se no passado dia 17 Junho do corrente, campeonato inter-escolas Kung-Fu estilo Shao-Lin, já presente no nosso país há nove anos. O certamente decorreu no Grupo Desportivo Águas de Camarate com grande participação de atletas (120), de oito escolas do Distrito de Lisboa, elevado nível técnico e com grande presença de público.”
Eh Eh, éramos muitos mas não tantos, e também não eram assim tantas escolas. Mas uma coisa é certo, o espírito e a massa humana para realizar todas aquelas proezas com o pouco que sabíamos, isso sim era dígno. Admiro todos vocês que por lá passaram. Cliquem na Foto e vejam as classificações se calhar ainda vão encontrar lá o vosso nome :)
Quem se lembra dos Sitois Duarte Abílio e Luís Martins? Onde pára esse pessoal?
EU ESTIVE LÁ, e vocês? Infelizmente não tenho mais nada para vós dar a não ser o artigo da Revista Bushido, e a minha longínqua memória. Mandem fotos deste dia, escrevam qualquer coisa.
Amigos
Um Grande Abraço
3 comentários:
Vitor Genial a reportagem e a revista!
Bem, Eu pelo menos sou idosa o suficiente pra conhecer o Abilio e o Luis .....
Um dia perco tempo e vou procurar uma foto que tenho, peça unica, de um campeonato identico " alto nivel " em Azeitão pra compartilhar tambem.
Obrigada pela reliquia
Alexandra
Quando vejo a BUSHIDO, lembro-me automaticamente do "CALO LEE"e da oculeta!!!
Com toda a cromolisse da altura e alguns exageros, essa revista, ou os seus exemplares, são hoje uma reliquia (ainda guardo duas algures no baú). E o esforço das pessoas que com ela colaboravam, realmente merece ser lembrado.
Quanto aos torneios inter-escolas...pois...era a coboyada total! abraço
Boas.
O Luis , o Palma e o Pedro foram meus instructores no Babilonia.
Alto pessoal.
Felizmente ainda me encontro com o Pedro e infelizmente nunca mais vi o Luis e o Palma.
Espero voltar.
Abraço
Nuno Cunha
Enviar um comentário