Velha Guarda

The Roots of Old School, foi criado com o intuito de funcionar como um ponto de encontro de memórias, sonhos, ambições e projectos de quatro amigos da Velha Guarda, que se cruzaram no eixo das artes marciais. O caminho tem sido longo e até aos dias de hoje, muitos episódios têm sido vividos e muitas conquistas têm sido ganhas. É neste seguimento que surge este blog, para não deixar cair em esquecimento, muitos desses momentos.

The Roots of Old School was initiated by four friends that had the martial arts as a commom interest and joined together with the intent of creating a meeting point of memories, dreams, ambitions and projects. It has been a very long way up until now, many episodes lived and conquests achieved. This was created with the aim of enlighten all the past and present moments not letting them fall in forgetfulness.

Bruce Lee´s aos Magotes

Amigos depois de vasculhar lá em casa numa velha estante, encontrei uma gaveta cheia de velhas relíquias, mesmo de outros tempos. No meio de tanta cangalhada, lá encontrei umas revistas de Artes Marciais. Depois de esfolhear algumas delas e para minha surpresa encontrei algo digo de outros tempos. Não resisti a esfregar as mãos de felicidade, pois muitos de vocês irão lembrar este dia das vossas vidas.

Revista Bushido nº20/21

Velha revista “Bushido” número 20/21 de Agosto/Setembro de 1990, com o preço de capa de 500$00, veja bem uma fortuna para aqueles tempos.

A capa nada me dizia apenas um grande plano do Grão-mestre do Karate Wado-Kai Sensei Suzuki, numa das suas passagens por Portugal. Depois de passar umas páginas fiquei fascinado com o conteúdo da revista.

Lembro naquela altura dizermos que a revista não era nada de especial. Mas vendo bem estava ali um grande esforço em divulgar as Artes Marciais e não havendo outra, pareceu que depois destes anos estava mesmo a altura daqueles tempos.

Lá para o fundindo da revista, na secção das notícias encontrei algo que me teletransportou não só para o blog mas para outro local “Campeonato KungFu” que teve lugar a 17 Junho 1990, no Clube Desportivo Águias de Camarate. Era onde o Professor Cláudio Fung , tinha uma das suas escolas de KungFu em Camarate.

Não sei quantos de vocês se lembram desta aventura? Daquilo que me lembro é pouco mas ai vai;

Eu cá mais o pessoal da SFRAA, combinamos nós encontrar na Filarmónica e depois fomos a pé até a velhinha estação da Amadora onde juntamente com pessoal da escola do Babilónia fomos de comboio até Lisboa, e depois apanhamos autocarro para Camarate. Meu Deus!!, eu nunca tinha estado tão longe da Amadora. Lembro-me que nesta viagem o Luís Martins nós acompanhou até Camarate.

Chegados a Camarate, ai se desenrola a acção, só visto mesmo. Parecia tirado de um filme de KungFu made in Hong Kong. Entre competição de “katchi” e “Kumite” individual/equipas, e com muita loucura e casos a mistura.

Eu cá participei na categoria de Formas e Combate por Equipas. As equipas eram de 5, minha equipa era eu, mais os irmãos Temperos e outros dois que não me consigo lembrar. Autêntico desastre ficamos em últimos, eu cá mostrei minha inexperiência e uma montanha nervos próprios de um miúdo da altura. Fuzilei a cara do meu oponente, deixado todo em sangue.

Que julgam vocês! Um verdadeiro K-1 a Portuga, protecções de cara nem vê-las, luvas era daquelas de pano típicas do Karate, descalços sobre um soalho velho de madeira e apenas um bocal quando havia. Mesmo a Bravo do Pelotão!!


Classificações do Campeonato de Kung-Fu

Engraçado na página da revista faz alusão a nossa prova, veja bem o marketing da altura a trabalhar e os outros que se cuidem:

Realizou-se no passado dia 17 Junho do corrente, campeonato inter-escolas Kung-Fu estilo Shao-Lin, já presente no nosso país há nove anos. O certamente decorreu no Grupo Desportivo Águas de Camarate com grande participação de atletas (120), de oito escolas do Distrito de Lisboa, elevado nível técnico e com grande presença de público.”

Eh Eh, éramos muitos mas não tantos, e também não eram assim tantas escolas. Mas uma coisa é certo, o espírito e a massa humana para realizar todas aquelas proezas com o pouco que sabíamos, isso sim era dígno. Admiro todos vocês que por lá passaram. Cliquem na Foto e vejam as classificações se calhar ainda vão encontrar lá o vosso nome :)

Quem se lembra dos Sitois Duarte Abílio e Luís Martins? Onde pára esse pessoal?
EU ESTIVE LÁ, e vocês? Infelizmente não tenho mais nada para vós dar a não ser o artigo da Revista Bushido, e a minha longínqua memória. Mandem fotos deste dia, escrevam qualquer coisa.


Amigos
Um Grande Abraço



Publicação: Vítor Casqueiro
Fotos: Revista Bushido

3 comentários:

Ligada à ficha disse...

Vitor Genial a reportagem e a revista!

Bem, Eu pelo menos sou idosa o suficiente pra conhecer o Abilio e o Luis .....

Um dia perco tempo e vou procurar uma foto que tenho, peça unica, de um campeonato identico " alto nivel " em Azeitão pra compartilhar tambem.

Obrigada pela reliquia

Alexandra

Miguel Palma disse...

Quando vejo a BUSHIDO, lembro-me automaticamente do "CALO LEE"e da oculeta!!!
Com toda a cromolisse da altura e alguns exageros, essa revista, ou os seus exemplares, são hoje uma reliquia (ainda guardo duas algures no baú). E o esforço das pessoas que com ela colaboravam, realmente merece ser lembrado.
Quanto aos torneios inter-escolas...pois...era a coboyada total! abraço

Unknown disse...

Boas.
O Luis , o Palma e o Pedro foram meus instructores no Babilonia.
Alto pessoal.
Felizmente ainda me encontro com o Pedro e infelizmente nunca mais vi o Luis e o Palma.
Espero voltar.
Abraço
Nuno Cunha